EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO DE PESSOAS
- Hosana Morais
- 27 de jan. de 2015
- 1 min de leitura

Até a década de 30 a gestão de pessoas era feita pelo departamento de pessoal, enxergava-se o funcionário como um item qualquer da empresa, a gestão de pessoas se preocupava apenas em cumprir os controles burocráticos.
Desde então, até a década de 60, a gestão de pessoas foi se adaptando à evolução do mundo e então passou a ser feita pelo departamento de recursos humanos, humanizando as organizações, enxergando os funcionários como pessoas com sentimentos e emoções, nesse momento trabalhavam cumprindo os controles burocráticos e buscando a motivação dos funcionários.
Entre as décadas de 60 e 90 a gestão de pessoas passou a ser desenvolvida não apenas pelo departamento de recursos humanos, mas também pela diretoria da empresa, surge então o conceito “top down”, nessa fase a gestão de pessoas é feita cumprindo os controles burocráticos, buscando a motivação dos funcionários e promovendo treinamento, desenvolvimento e qualidade de vida para os funcionários.
Atualmente, a gestão de pessoas passa a ser reconhecida como gestão de competências, na qual recebe
influências do departamento de recursos humanos e é administrada pela diretoria da empresa, a gestão
de competências é feita cumprindo os controles burocráticos, buscando a motivação dos funcionários, promovendo treinamento, desenvolvimento e qualidade de vida para os funcionários e agregando capital intelectual à empresa.
Comentarios